quarta-feira, 30 de junho de 2010

P.S.4: O Início do Inferno...

Passados o Natal e a Passagem de Ano vivia-se um ambiente de paz e alegria no SPA... Apesar de exaustos, estávamos felizes, armuniozos... éramos uma grande equipa unida e tínhamos uma manager que parecia fazer parte dessa equipa, não se limitando a ser apenas uma capataz...
A tranquilidade pouco durou...
Para vos dar uma ideia de como isto funciona... Eu estava a trabalhar num cruzeiro com um itinerário de 14 dias, ou seja, repetíamos o percurso todos os 14 dias... Nesses 14 dias em que começávamos em Los Angeles com o dia de embarque, tínhamos mais 4 dias de mar até chegarmos ao Hawaii, 4 dias no Hawaii (1 em cada ilha), 4 dias de mar de regresso, 1 dia em Ensenada no Mexico e novamente Los Angeles... Nestes 14 dias, em que trabalhávamos entre 12h a 14h diárias (no meu caso a fazer massagem em americanos obesos), tínhamos nos Hawaii 2 dias de folga, que eram rotativos para podermos usufruir das várias ilhas, e por vezes dia e meio no Hawaii e meio dia no México... Era o "descanso do guerreiro"! Aproveitávamos para dormir, passear, descansar, fazer compras... enfim, qualquer coisa que nos permitisse "parecer" ter uma vida de gente normal, estar bem longe do navio e recuperar as energias para mais 12 dias seguidos de trabalho duro...

O ambiente armoniozo que se vivia no SPA começou a dar sinais de fraqueza... Apesar da constante pressão psicológica e stress a que todos vivíamos sujeitos para fazer dinheiro, ter clientes e vender... da loucura a que todas essas pressões nos levavam... começaram a surgir situações ambíguas, injustiças vindas da manager, atitudes de capataz... a "doce" manager estava a revelar-se... passou de "amiguinha" a fazer-nos a vida num inferno... Situações que começaram a revoltar e a criar conflitos na equipa... Uma panóplia de coisas que nem vale a pena estar a descrever...
Resumindo... apesar de tudo o que se estava a passar me revoltar e me tirar do sério, sempre soube lidar muito bem com jogos psicológicos... por isso, até aí vai-se levando... O pior foi quando as coisas se começaram a desenrolar para outros campos, nomeadamente quando o comecei a sentir na minha saúde...
Desde que embarquei que comecei logo a sentir degradação da minha saúde física... uma retenção de líquidos assustadora, aumento de peso... o que para mim era de loucos, porque sempre conheci e soube tão bem como lidar com o meu corpo, e tudo o que fazia não estava a ter quaisquer resultados... era desesperante... mas até aqui lá tive que de certo modo me "conformar" com a situação uma vez que não podia fazer mais nada... Por uma questão se necessidade física e mental, estava a fazer spinning todos os dias... o que me fez ganhar imenso músculo, principalmente nas pernas e braços... ou seja, retenção de líquidos + aumento de peso + músculo = elefante... era só o que via quando me olhava ao espelho... mas não havia nada a fazer... usei todas as armas ao meu alcance para tentar resolver a situação, mas o nosso organismo muda de tal maneira a bordo que nem o nosso corpo reage da maneira que era suposto...
Até que para ajudar á festa junta-se a cereja no topo do bolo... Acabaram-se os dias de folga! Como não estávamos nada exaustos (ironia, atenção) ... a nossa querida manager decidiu que íamos passar a ter meios dias de folga... ou seja, 4 meios dias no Hawaii... visto assim, para quem não sabe o que é, até nem parece mau... mas para quem lá está, que só quer descansar, não ter horários para cumprir, dormir, sair daquele navio, nem que seja por um dia... ter que estar todos os dias no local de trabalho a trabalhar arduamente, não ter tempo para dormir até mais tarde para descansar o corpo e a mente, para fugir dali pôr os pés no chão e sentir o cheiro a terra... é de enlouquecer e chegar á exaustão...
Todos no SPA andavam miseráveis, exaustos, revoltados, desmotivados, havia gente a chorar pelos cantos... já em completo desespero... vivia-se o inferno do cansaço... agora a juntar ao stress e á pressão psicológica, já nem o corpo conseguíamos descansar...
Para melhorar a situação a nossa manager lembrou-se de nos presentear com outra novidade... acabaram-se os meios dias de folga... agora têm umas horas livres no meio do dia nos dias de porto (Hawaii)... Estávamos a viver um pesadelo... parecia surreal... como alguém poderia exigir tanto de nós sem nos dar as condições mínimas para estarmos aptos para trabalhar, como alguém poderia ser tão desumano?! Escravidão!!! Era o que todos sentíamos!

Desespero...

7 comentários:

  1. Tudo isso me parece muito familiar. Tive managers muito boas mas a última ultrapassou em muito as marcas...começou também muito boazinha e revelou-se uma autentica cabra!Eu era assistant dela e acabei por desistir antes do navio entrar em dry dock...

    O mais engraçado é que fazíamos imenso dinheiro, a equipa fazia mais quando não era ela a fazer as reuniões...

    É por estas coisas que não me apetece voltar...isto, e quando o corpo já começa a denunciar um pouco de artrite e reumatismo e todos os dias tenho algum tipo de dor!!:(

    QWue andas a fazer agora?

    beijoca

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente no meu navio devia ser pré-requesito para as managers serem cabras... cada uma pior que a outra, mas enfim... what goes around comes around...

    Olha agora estou a aproveitar o verão em portugal, e estou a planear ir trabalhar para inglaterra, uma vez que em portugal "tenho cv a mais" segundo dizem... vai-se lá entender este país... lol
    e tu, vais voltar? que fazes agora?

    bjokas

    ResponderEliminar
  3. Eu não penso regressar. Eu tenho mesmo muito CV a mais. Decidi tomar as redeas da minha Vida e fazer menos horas no Spa onde estou (ou vir embora lá para Outubro!) e vou começar a dar formação. Tenho um projecto de voluntariado para começar nesta área e estou a pensar aventurar-me num negócio próprio...:)

    Vamos lá a ver...

    Um passo de cada vez!!

    Beijoca

    ResponderEliminar
  4. Olá para todas que passaram pelo este inferno!! Me chamo Mila, sou de Portugal, Cascais. Também embarquei nesta aventura com uma grande ilusão que acabou em grande desilusão...Aguentei como Recepcionista do SPA na Costa Concordia apenas 11 dias...Isso bastou para entender que não éra feita para ser uma escrava...11 dias foram como 11 meses...Não queria já mais nada, nem dinheiro, nem diversão. Apenas queria chegar mais depressa para cabine e dormir. Tudo me parecia um nightmare...Lá, no barco entendi que tenho apenas uma vida e não 2...e por isso fui embora...deixei tudo para trás...Estou muito mais feliz aqui na terra, onde respiro oxigénio e acordo todos os dias ao lado da minha cara metade...Isso é viver!!!
    Meu e-mail: mila10mila@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Oi Mila! Pois é... a vida é feita de opções, e mais vale termos a coragem de voltarmos atrás nas nossas, do que vivermos infelizes com medo ou vergonha de "desistir"... Também foi o que fiz... como se costuma dizer "quem não está bem muda-se"... Acho que fizeste muito bem! O que importa é sermos felizes! :)
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Olá, Lu! Thanks for comments!! Se eu tivesse lido o teu blog antes, talvez não embarcava para aquela loucura...Quando li o teu "O inicio de Inferno" até fiquei arrepiada..Pois tinha passado pelo mesmo caminho..Agora tudo aquilo é passado...Ainda bem..Aqui na terra temos muito mais opções de sermos felizes...Pelo menos, assim que eu sinto...
    Tens um blog interessante e escreves muito bem, tens talento... Parabéns!! Bjs from Madrid...Mila

    ResponderEliminar
  7. Oi Mila! Sabes que apesar de tudo, a nivel pessoal foi a melhor experiencia da minha vida... o que me leva a não arrepender de nada... conheci pessoas fantásticas que hoje em dia são muito importantes na minha vida... Mas concordo contigo que não há nada como a terra firme... ;)
    Tenho que actualizar o blog, mas ando com preguiça LOL é que ainda há mais episódios nesta história... vou tentar o mais cedo possivel! Obrigado por seres seguidora! :)
    Beijos

    ResponderEliminar